segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Seminário realizado com alunos 6º ano

Tema: Circo

Objetivos: Introduzir as artes cênicas, pensar e pesquisar sobre o circo, estimular à imaginação, proporcionar a interação entre o grupo, alunos e professores de outras classes, desenvolver o trabalho corporal e a improvisação teatral, estimular a imaginação e o autoconhecimento.
Temas desenvolvidos:
• A origem do circo
• O circo no Brasil
• A profissão de palhaço

Tema: Arte de vestir
Objetivos: Pensar no vestuário como produto cultural, estimular o conhecimento sobre o teatro, estimular a observação do vestuário, desenvolver a observação do figurino e do vestuário, exercer a crítica sobre o que se assiste na TV ou no cinema, criar figurino na prática, desenvolver a improvisação em teatro. Desenvolver a interatividade entre os grupos na sala de aula e entre os demais alunos e professores presentes nesta apresentação.
Temas desenvolvidos:
• A necessidade de se vestir
• Vestuário como produto cultural
• Figurino
• Moda


















1º Ano.

A argila foi uma das estratégias usadas para trabalhar a importância do solo.
Do solo é retirada a argila que os artesãos usam para realizar seus trabalhos manuais.
Esse trabalho foi realizado pelos nossos "pequenos artesãos" do 1º ano da NOVA GERAÇÃO.

Professora Elisabete.








quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O dinheiro é a coisa mais importante da vida?

O dinheiro pode ser ambas as coisas: Pode ser muito importante e pode não ser totalmente importante. O dinheiro faz com que possamos pagar as contas, comprar alimentos e outras coisas de que necessitamos. O dinheiro também nos ajuda a sustentar a obra de Deus aqui na terra. Podemos usar o dinheiro para ajudar a alimentar os famintos, vestir os pobres e partilhar as Boas Novas de Jesus com as pessoas de todo o mundo. Precisamos de dinheiro para fazer essas coisas.
Entretanto, o dinheiro não é a coisa mais importante da vida, e sim, o nosso relacionamento com Deus. Apenas Deus pode perdoar os nossos pecados, nos ensinar a viver. As pessoas que Deus colocou em nossas vidas são muito mais importante do que o dinheiro. O dinheiro não pode comprar pra você uma nova mãe ou um novo papai; não pode comprar bons amigos, boa saúde ou bons vizinhos. O dinheiro não pode comprar as coisas que mais importam na vida.
Assim coloque Deus no topo de sua lista. E então coloque sua família logo a seguir. Depois, coloque todas as demais pessoas que fazem parte de sua vida. E só então coloque o dinheiro, embaixo de tudo isso. Use o dinheiro para servir as pessoas, e não para fazer o contrário.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pais Terceirizados

Uma das caracteristicas do século XXI, é passar para terceiros a realização de determinadas tarefas. A educação, tanto acadêmica como formação ética e moral, foi passada para as escolas. Os cuidados diários foram transferidos para irmãos, tios, vizinhos. A formação do caráter agora é eletrônica: a TV e os ogos eletrônicos cuidam disso. a educação moral e cristã já virou função da igreja. Pais levam as crianças para as classes de ensino biblico para descansarem de mais esta responsabilidade.
Todos esses serviços e pessoas podem e são ajudas preciosas, mas não tomando o lugar que cabe aos pais.
Existem mães e pais que precisam gastar boa parte do tempo trabalhando, mas se empenham para investir tempo de qualidade em seus filhos. Sabem onde eles estão, com quem andam, como vão na escola, o que lhes dá alegria ou tristeza. Amam, disciplinam, sabem dar os limites necessários.
O que nossos filhos mais precisam é de nós. Educar é relacionar, e exige tempo, energia, paciência, negação de sí mesmo; e por outro lado produz caráter, alegria equilíbrio, saúde, felicidade.
Que Deus nos dê amor, sabedoria e coragem para educar nossos filhos como eles precisam ser educados.

INSTITUTO NOVA GERAÇÃO.

AMOR ENTRE OS PAIS


"Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” Efesios 5.33

Um bom casamento é mais importante na criação de seu filho do que suas habilidades paternas. A noção de segurança de seu filho vem do seu amor por ele, mas muito mais do amor que ele percebe que existe entre você e seu cônjuge. Não há nada melhor para uma criança do que ver os pais vivendo juntos, conversando diariamente, respeitando suas diferenças, esforçando-se para superar os piores problemas da vida e alimentando um profundo amor e respeito mútuo. Isso vale mais do que mil palavras.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv. 22.6



Em qual caminho seu filho está? No mau ou no bom caminho? Hoje, num mundo em constante mudança e perda de valores morais, ensinar filhos se tornou um grande desafio para os pais. É preciso treiná-los para tomar decisões corretas diante dos caminhos da imoralidade, da desonestidade e do consumismo desenfreado de nossos dias. Cabe aos pais, apresentar a eles o caminho de uma vida reta e pura aos olhos de Deus. Somente assim eles terão condições de manter-se nesse caminho até quando envelhecer, podendo ensiná-los aos seus filhos também.
RESPEITO AOS PAIS


Se amarmos nossos filhos e quisermos a felicidade deles, temos que ensiná-los a cumprir o mandamento de Deus que diz: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)

Se o filho não respeita, responde, grita ou xinga os pais, consequentemente ele irá fazer o mesmo com autoridades, professores, patrões e pessoas mais velhas. Um pai ou uma mãe que engole os próprios princípios e se cala diante de cada mal-criação, dá um atestado de que não se respeita, e os filhos entendem isso como um sinal para que não o respeitem também.

A IMPORTÂNCIA DA CORREÇÃO


A bíblia nos mostra que é imprescindível corrigir nossos filhos para a nossa e felicidade deles.
Veja alguns destes conselhos:

“Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma” (Pv.29:17).

“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (Pv.13:24).

”Discipline seu filho, pois nisso há esperança. Não queira a morte dele.” (Pv. 19.18)

“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela” (Pv.22:15).

“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Pv 29:15).
DISCIPLINAR É DISCIPULAR


“Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é tolo.” Prov. 12.1

Muita gente acredita que disciplinar filhos é somente punir. Quando uma criança faz algo de errado ou desobedece, dizemos que ela vai apanhar ou ficar de castigo. Mas disciplina tem a ver com discipular ou fazer um discípulo. Isto significa que a disciplina engloba não somente medidas punitivas mas também orientação e encorajamento. Uma palavra de encorajamento tem tanto valor na educação quanto uma punição. É corrigir quando erra, mas também elogiar quando acerta. É mostrar as vantagens de uma atitude correta e até mesmo recompensa-la.

“Assim, em tudo, façam aos outros, o que vocês querem que eles lhe façam.” Mateus 7.12


Ensine seus filhos a jamais dizer algo que possa ferir os sentimentos de outra pessoa, tais como provocações, apelidos ou insultos. Nós sabemos que isso é muito comum na idade escolar, mas na verdade, isto demonstra falta de amor e respeito pelos colegas. Leve-os a pensar como ele se sentiria se alguém lhe chamasse de um nome constrangedor. Enfatize que é preciso valorizar e ressaltar as qualidades das pessoas, pois estamos ajudando a construir uma auto-estima saudável. Afinal, todo mundo gosta de ser apreciado e respeitado.
A IMPORTÂNCIA DO TOQUE FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARIA DE RECEBER


“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor”
1 João 4.8

Parece que muitos pais não percebem a importância do contato físico no relacionamento com seus filhos. Todas as crianças, especialmente algumas, precisam do toque para sentirem-se amadas, pois o toque é uma poderosa linguagem de amor. Elas precisam ser beijadas, abraçadas, afagadas e receber outras mensagens de afeto. Isso traz segurança a elas. Mesmo quando você tenha de dizer palavras duras ou corrigir a criança, o seu toque afetuoso, depois da correção, renovará a confiança de seu filho em amor. Desta maneira você estará dizendo que não aprova a atitude, mas o ama incondicionalmente. A propósito: Você já abraçou seu filho hoje?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Jogos da Primavera!

O Instituto Nova Geração parabeniza todos os alunos que participaram dos jogos da primavera.


"Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus". Filipenses 3:13-14.