Educação por Princípios

Razões pelas quais meus filhos estudam em uma Escola Cristã
Por: Lindsay Yates

Quando meus amigos percebem que meus filhos freqüentam um colégio cristão, rapidamente começam a justificar a razão pela quais os seus filhos vão a outros colégios.

“Quero que meu filho conheça o mundo real” costumam dizer. Permita-me dizer-lhe que o mundo real sem Cristo não é um mundo real. O verdadeiro mundo considera e valoriza ao Criador.

Outras escolas sejam privadas ou públicas tomaram a decisão de eliminar tudo que se refere a Deus de seus currículos. Eu espero que meu filho conheça o mundo criado por Deus, e a totalidade de suas normas e leis que foram estabelecidas para vivermos aqui e na eternidade.

Imagine um caixa de banco, que diariamente lida com dinheiro verdadeiro, notas de todos os valores. Por semanas inteiras eles manuseiam o dinheiro real. De repente uma nota falsa é introduzida no meio das verdadeiras, e eles a reconhecem de imediato. Por quê? Estando tão habituados a tocar as notas reais eles não têm dificuldades em distinguir quando o falso aparece. Assim funciona a educação escolar cristã.

Os alunos investem anos de sua vida, vendo, tocando, saboreando aquilo que é verdadeiro, e quando entram em contato com o “irreal” deste mundo são capazes de reconhecer de imediato tudo que é contrário aos ensinamentos de Cristo.

Somente a educação centralizada em Deus provê a verdadeira sabedoria. O Salmo 111:10 nos diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. O mesmo afirma Provérbios 9:10. Colossenses 2:3 declara; “em quem (Cristo) estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”.Como é possível que um estudante tenha uma perspectiva correta da criação de Deus em um sistema educativo que o tenha excluído por completo?

Eu o desafio a examinar os livros textos que seus filhos usam. Busque alguma referência a Deus nos livros de ciências. Observe o valor das frases inócuas usadas para aprender a ler e escrever. Seguramente a Bíblia não tem nenhum valor e nada a dizer no currículo de história que eles utilizam. É possível que a vida de Madona mereça maior atenção e espaço que a vida de Jesus Cristo. Verifique os procedimentos disciplinares adotados pelo colégio de seus filhos. Qual é o código moral que norteia o regulamento interno? Qual a perspectiva a respeito da natureza humana? Por outro lado, observe se as atividades de aprendizagem utilizadas na escola de seu filho estão permeadas ou não de elementos mundanos?

O maior atrativo oferecido pelas instituições educativas privadas é “excelência acadêmica e os mais efetivos métodos de ensino”. Eu, particularmente não me interesso que meu filho aprenda com grande efetividade didática um conteúdo acadêmico cuja anunciada “excelência” é sinônimo de humanismo.

Aquele que ensina é tão importante quanto o conteúdo ensinado. Você conhece pessoalmente os professores de seus filhos? Pode confiar em sua ética, moral e conduta fora do ambiente escolar? Professa este mestre uma autêntica fé cristã?

Um mundo sem Cristo é um mundo perdido e sem esperança. Como podemos afirmar algo diferente em relação à educação de nossos filhos?

Nas escolas cristãs oferecemos as nossas crianças uma educação que aplica as Escrituras a cada área de suas vidas. A matemática revela a ordem de Deus. A ciência prova sua grandeza e poder. A história ilustra sua intervenção nos assuntos da humanidade. É assim, em cada área do conhecimento.

O reformador Martinho Lutero escreveu:

“Temo que as universidades e escolas cheguem a ser as portas do inferno, a não ser que diligentemente se apliquem a explicar as Sagradas Escrituras e a gravá-las nos corações da juventude. Não o aconselho a colocar seus filhos em um lugar onde a Bíblia não seja a norma suprema”.

Um respeitável ex-presidente da Universidade de Yale, Dr. Timothy Dwight, declarou:

“A educação deveria ser sempre uma educação com base religiosa... Os pais não deveriam confiar seus filhos a instrutores que os educam irreligiosamente. Colocar nossos filhos aos cuidados de pessoas sem nenhum credo é como entregar ovelhas aos cuidados de lobos”.

Queridos Pais: Somente vocês podem decidir onde seus filhos irão estudar. Eu os estimulo a orar fervorosamente a respeito deste assunto e a buscar o conselho da Palavra de Deus. Conversem com quantos educadores conhecerem e considerem o versículo de Lucas 6:40: “... Todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre”.

Muito se fala a respeito de Provérbios 22:6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.Tomemos esta afirmação como uma regra geral e uma fórmula de vida, se quiseres, como promessa de Deus aos pais cristãos. Sem dúvida, seus filhos em idade escolar passam a maior parte do seu tempo ativo sob a influência de outras pessoas do que em casa debaixo de sua própria influência. Eles passam mais tempo na escola secular do que na escola dominical. Se você está dependendo apenas da escola dominical para “instruir” seus filhos, temo que você se decepcione com o resultado final. No lar teríamos uma melhor oportunidade, porém pensemos: “Quanto tempo em casa é verdadeiramente um tempo de aprendizagem”? Vale a pena competir com a influência escolar? A que conflitos expomos nossos filhos recebendo instruções tão contraditórias?

Afinal de contas, seu filho estará entre cinco até sete horas diárias por mais de doze anos sob a influência direta de um determinado sistema educacional, que deixará, sem dúvida, uma marca indelével em seu caminho. A eleição é sua! E espero que sua decisão seja acertada, de tal modo que quando seu filho estiver velho nunca se afaste do caminho no qual você escolheu instruí-lo.

TRADUÇÃO REALIZADA POR NIVALDO CÉSAR DE MORAES PIRONDI.
UMA PUBLICAÇÃO DA OFICINA REGIONAL PARA AMÉRICA LATINA DE ACSI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário