quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS - PARTE II

Nosso terceiro mandamento diz o seguinte:
"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão".
Tomar o nome de Deus em vão significa usá-lo de maneira impensada, sem necessidade. quando você ou eu usamos o nome de Deus ou de seu filho, o Senhor Jesus Cristo de modo impensado ou para fazer um juramento, desonrando a Deus. Fingir orar quando está com outros pode ser também usar o nome de Deus em vão. Diga o nome de Deus só pra mostrar amor e respeito. Peça a Deus para ajuda-lo a honrar e também defender o nome Dele.
Quando ouvir alguém usando o nome de Deus de maneira errada, você não deve acanhar-se em dizer: " Por favor, não use o nome de Deus desse modo", ou mostre a sua reprovação indo embora, saindo de perto dessa pessoa.
Devemos tomar muito cuidado com as piadas que envolvem a Deus a ao seu santo Nome.
A Bíblia também  nos ensina em Mateus 5:33-37, que não devemos jurar de maneira nenhuma e sempre temos o hábiot de falar: "Juro por Deus...."
Assim estaremos cumprindo esse mandamento, evitando fazer algo que irá desagradr ao nosso Deus, que é Sempre tão bondoso conosco!


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os Dez Mandamento - Parte II

Hoje daremos continuação aos princípios sobre os Dez Mandamentos.
O segundo mandamento que Deus nos deu foi: "Não farás para ti imagem de escultura". Uma imagem de escultura é um ídolo feito de madeira, pedra, ou metal. Pode ser uma grande estátua ou até mesmo um talismã. Pode se parecer com algo criado por Deus: um animal, pássaro, peixe ou uma forma humana. Deus não pode ser reduzido a um ídolo. As pessoas que fazem ídolos acabam acreditando que o ídolo é um deus. Leia Salmos 115:3-8. Elas confiam no ídolo em vez de confiar em Deus.
Um ídolo é qualquer coisa que venha ocupar o lugar de Deus em nossa vida. Assim, o esposo ou a esposa, os filhos, um animal de estimação, um carro, uma casa, ou nosso trabalho, pode se tornar idolatria se isso for mais importante para nós do que o próprio Deus. Por isso devemos tomar cuidado e deixar todas as coisas no lugar certo. Assim estaremos cumprindo também o primeiro mandamento, honrando e amando a Deus em Tudo em nossa vida.
Na próxima semana, veremos sobre o terceiro mandamento.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os dez mandamentos - Parte I

Cerca de três meses depois dos filhos de Israel terem saído do Egito, eles chegaram ao Monte Sinai, onde Deus lhes deu instruções detalhadas sobre como viver e como adorar. Deu-lhes também dez leis especiais para mostrar como Ele é santo, como os seres humanos são pecadores e como Ele quer que seu povo viva. Para enfatizar a importância dos Dez Mandamentos, Deus enviou nuvens escuras, trovões e relâmpagos aos entrega-los. O monte Sinai ficou coberto de fumaça e tremeu como se houvese um terremoto. O povo se separou. Um toque de trombeta se fez ouvir do céu, cada vez mais alto. Deus então falou: Exodo 20:1-17. "Eu sou o senhor teu Deus... Não terás outros deuses diante de mim". Este é o primeiro mandamento, porque se nós obedecemos a este, amando sinceramente a Deus e dando-lhe o primeiro lugar em nossa vida, vamos começar a obedecer voluntariamente aos outros nove mandamentos. Ao honrar e amar a Deus, aprendemos a honrar e amar aos outros. O Deus único e verdadeiro, Criador do céu e da terra, merece o nosso amor, adoração e obediência.
Na próxima semana, continuaremos nosso princípio sobre os Dez Mandamentos.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Leitura compartilhada na reunião de acolhida aos pais na escola.

Aprenda a vencer obstáculos

Contaram-me certa vez, que algumas pessoas foram visitar uma fazenda no interior e depararam com um fato curioso: Uma criança conseguia carregar em seus braços um carneiro já bem crescido.
Tentaram fazer o mesmo, mas não conseguiram. O carneiro era muito pesado e desajeitado para ser carregado.
Aí, então, quiseram saber qual era o segredo, como podia uma criança carregar um carneiro tão grande em seus braços.
Os pais daquela criança contaram:
- Desde que o carneiro nasceu, todos os dias, ela o colocava em seus braços e ia passear. Agora que o carneiro está crescido, ela não sente dificuldades em carrega-lo, pois está acostumada com  o peso.
Assim também acontece em nossas vidas: se enfrentamos cada dia os problemas que temos, quando aparecem os mais difíceis e penosos, estaremos preparados para soluciona-los.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Volta às aulas.

Essa foi a primeira de várias semanas de aulas que teremos nesse ano. muitas coisas temos a aprender, a descobrir, um mundo de informações se apresentará diante de nós: Cores, formas, histórias, músicas, enfim, tantas coisas!
Vamos então, começar com a motivação correta, com as atitudes corretas: um compromisso com nosso estudo, nossa escola, nossa família, que, com tanto empenho e dedicação, estão investindo no futuro de cada um.
Para que tudo corra bem, é necessário que nós vivamos de acordo com os princípios bíblicos que temos aprendido. Estamos numa alinça, e cada um de nós, sejam alunos, professores, ou direção da escola, ou pais, tem que fazer a nossa parte.
A Bíblia, que é a palavra de Deus, nos fala assim em Colossenses 3:17
"E quando fizerdes por palavras ou por obra, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Que possamos dar nosso melhor para Deus.
Tenha um Excelente Ano!