O ANIMAL ESCOLHIDO
Quando Deus fez Adão e Eva, eles deveriam escolher obedecer a Deus ou não, mas acabaram desobedecendo! Eantão, Deus escolheu um animal para nos representar: era como se nossos pecados passassem ao animal e esse animal receberia o castigo que era nosso (a morte). O animal escolhido por Deus foi o cordeiro.
Anos depois, o povo de Deus, os israelitas, estava morando no Egito e lá eles eram escravos, sendo muito judiados por Faraó, o rei do Egito. Eles pediram socorro a Deus, que ouviu. Foi quando veio Moisés para falar com Faraó para pedir que o povo fosse embora. Faraó não deixou de jeito nenhum. Deus enviou sobre o Egito pragas, coisas ruins, para forçar Faraó deixar o povo ir, mas mesmo assim, ele não permitiu. Então Deus avisou ao seu povo que todos os primeiros filhos de cada casa morreriam. Os israelitas deveriam pegar um cordeiro sem nenhum defeito e sacrifica-lo. O sangue desse cordeiro deveria ser passado em volta da porta da cada casa israelita, para nada de mal acontecer. E assim aconteceu. Eles fizeram um jantar naquela noite para comemorar, porque Deus disse que Faraó os deixaria ir (o que aconteceu mesmo!). Essa é a festa da páscoa, a libertação dos israelitas do Egito!
Muitos anos depois, Jesus, o filho de Deus, veio morar aqui na terra com as pessoas, para ser "o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ele foi Morto e castigado em nosso lugar, como acontecia com o cordeiro antigamente. A morte e a ressurreição de jesus nos libertaram do castigo que nós mereciamos por causa de nossos pecados.
Então, o animal da páscoa não é o colelho, nem o cachorro, nem qualquer outro animal, mas o cordeiro!