terça-feira, 19 de abril de 2011

O ANIMAL ESCOLHIDO

Quando Deus fez Adão e Eva, eles deveriam escolher obedecer a Deus ou não, mas acabaram desobedecendo! Eantão, Deus escolheu um animal para nos representar: era como se nossos pecados passassem ao animal e esse animal receberia o castigo que era nosso (a morte). O animal escolhido por Deus foi o cordeiro.
Anos depois, o povo de Deus, os israelitas, estava morando no Egito e lá eles eram escravos, sendo muito judiados por Faraó, o rei do Egito. Eles pediram socorro a Deus, que ouviu. Foi quando veio Moisés para falar com Faraó para pedir que o povo fosse embora. Faraó não deixou de jeito nenhum. Deus enviou sobre o Egito pragas, coisas ruins, para forçar Faraó deixar o povo ir, mas mesmo assim, ele não permitiu. Então Deus avisou ao seu povo que todos os primeiros filhos de cada casa morreriam. Os israelitas deveriam pegar um cordeiro sem nenhum defeito e sacrifica-lo. O sangue desse cordeiro deveria ser passado em volta da porta da cada casa israelita, para nada de mal acontecer. E assim aconteceu. Eles fizeram um jantar naquela noite para comemorar, porque Deus disse que Faraó os deixaria ir (o que aconteceu mesmo!). Essa é a festa da páscoa, a libertação dos israelitas do Egito!
Muitos anos depois, Jesus, o filho de Deus, veio morar aqui na terra com as pessoas, para ser "o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Ele foi Morto e castigado em nosso lugar, como acontecia com o cordeiro antigamente. A morte e a ressurreição de jesus nos libertaram do castigo que nós mereciamos por causa de nossos pecados.
Então, o animal da páscoa não é o colelho, nem o cachorro, nem qualquer outro animal, mas o cordeiro!
Os Dez Mandamentos – Parte IX

     “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
     Este mandamento significa que devemos sempre dizer a verdade. A Palavra de Deus também nos diz para “deixarmos a mentira” – Efésios 4:25. O que é mentira? É qualquer coisa que engane alguém, mesmo que seja por brincadeira, fazendo a pessoa acreditar em alguma coisa que não é verdade. Você pode mentir pela maneira como age, assim como pelas suas palavras. Falar mal dos outros é mentir – dizendo coisas maldosas sobe alguém quando você não tem certeza de que é verdade (e se for verdade, será mesmo que você tem que falar algo sobre o assunto?). Exagerar é mentir, é contar uma história aumentando os fatos. Fazer promessas que você sabe que não pode cumprir é um tipo de mentira. O diabo é “o pai da mentira”, como está escrito em João 8:44, mas Jesus disse: “Eu sou... a verdade” – João 14:6.
   Salmos 119:29, diz: “Afaste de mim o caminho da falsidade...”
Peça a Deus que o ajude a falar sempre a verdade!
Os Dez Mandamentos - Parte VIII

"Não Furtarás", nos diz este mandamento. Furtar é tirar ou guardar algo que não é seu. Furtar um banco ou uma loja não são as únicas maneiras de roubar. Tomar emprestado algo de seu irmão, irmã, amigo e não devolver é roubar, pois lhe foi emprestado e não dado. A Bíblia nos ensina em Deteuronômio 22:1-3, que se vemos algo perdido e sabemos a quem pertence, devemos devolver. Muitas vezes dizemos: "achado não é roubado", mas precisamos devolver quando temos condições de fazê-lo. Copiar as resposta da prova de um colega de escola é roubar (porque essas respostas são dele e não suas. Fere também o princípio do caráter, pois temos que ser honestos). Trapacear num jogo é roubar a oportunidade da outra pessoa vencer. A Bíblia diz que devemos amar nosso próximo como a nós mesmos.Se amarmos outros como a nós mesmos, desejaremos o melhor para eles e não iremos rouba-los de forma alguma - I Pedro 1:22.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os Dez Mandamentos - Parte VII

Este mandamento mostra como Deus considera o casamento. Deus planejou que permanecessem juntos - Gn 2:24, Mt 19:5-6. Depois de se casar, devemosser fiéis ao nosso marido ou a nossa esposa. As pessoas que se unem pelo casamento devem ter uidado para não se "apaixonar" por outra pessoa. Os votos do casamento dizem: "Até que a morte nos separes" ou "Enquanto nós dois vevermos".
Cometer adultério é quebrar os votos, fazendo com o marido ou a esposa de alguém algo que só um casal deve fazer. Desobedecer a este mandamento causa muita infidelidade. Enquanto você é jovem, aprenda a afastar-se de coisas pecaminosas como ouvir histórias sujas, olhar fotos indecentes, ver filmes que causam pensamentos errados. Tome muito cuidado com os ensinos errados transmitidos pelas novelas e alguns filmes, onde é comum o cônjuge trair o outro, onde é algo bom apaixonar-se por outra pessoa mesmo sendo casado. Tudo isto fere os princípios de Deus. Comece a orar desde já ´para que, na hora certa, Deus coloque em sua vida a pessoa certa com quem se casar. Então, confie que ELE fará o que for melhor para você. Se obedecer as leis de Deus, ELE vai ajuda-lo a ter alegria na vida, sendo casado ou solteiro.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os Dez Mandamentos - Parte VI

Nosso mandamentos nessa semana diz: "Não matarás". 
Matar é tirar a vida de alguém de maneira ilegal. A vida é preciosa. Deus soprou Sua vida no primeiro homem que existiu sobre a face da terra, chamado de Adão, e assim tem feito com todos os seres humanos. Portanto, cada vida é importante: a sua vida, a vida daqueles a quem você ama, a vida dos estranhos, a vida das crianças ao nascer. A vida é um presente de Deus e somos responsáveis não só por não tirar a vida de outra pessoa, como também proteger a vida de outros.
A Bíblia nos ensina que não podemos nos irar contra nosso irmão, que devemos amar até mesmo os nossos inimigos, e que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Por que isso? Porque, quando amamos ao nosso próximo, não faremos nada para prejudica-lo. Quando uma pessoa faz algo de errado contra nós, devemos perdoa-la, porque nosso Pai Celestial também tem perdoado as nossas ofensas.
Deus é quem nos dá a vida. Nós não temos o direito de tira-la do nosso próximo!